domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Profeta



 O filme francês “O Profeta” é indicado ao Oscar de melhor produção estrangeira, vi e gostei. Talvez esperasse mais, mesmo assim é muito bom. Excelentes atuações e direção muito competente. Fez-me lembrar do espanhol “Cela 211”, igualmente bem feito, em minha opinião.
Os filmes de prisão são interessantes porque apresentam um mundo que pouco conhecemos, ouvimos gírias, leis, condutas que não fazem parte da nossa rotina. Da mesma forma, vemos tratamentos desumanos ou com respeito, dependendo da situação. Vemos a decadência ou o triunfo dos mais e dos menos bandidos na cadeia.
Fazemos um paralelo com o mundo real brasileiro quando vemos reportagens do sistema carcerário daqui. Superlotação, higiene quase zero, uso de drogas, celulares, corrupção, violência, crueldade.
A sociedade brasileira finge não ver o que acontece, se convence de que aquelas pessoas estão tendo o tratamento que merecem, creem que nada pode e nem deve ser feito. Você, eu e todos somos cúmplices e testemunhas de um sistema penitenciário falido que grita SOS há décadas.
Melhorar este sistema, colocar fim à impunidade, evitar corrupção, investir em educação, saúde, programas sociais são tarefas longas e difíceis, porém as mais eficientes para fazer do Brasil um país melhor e merecedor da estampa que deseja no cenário internacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário