terça-feira, 23 de agosto de 2011

Entrevistas de Emprego


Resfriada fiquei em casa na segunda-feira. Assisti um telejornal que mostrava dicas de como as pessoas deveriam se comportar nas entrevistas de emprego. Antes mesmo de a reportagem ser passada fiquei pensando que a principal dica é: seja você mesmo.
Hoje não trabalho com essa parte da psicologia, mas fiz muitas entrevistas no meu estágio de Psicologia Organizacional. Nunca foi a área mais amada, mas confesso que aprendi muitas coisas legais.
Uma das coisas que mais me chamava a atenção era quando o candidato era bastante sincero. Claro que somado a isso, havia sensatez, bom currículo, experiências interessantes e/ou cursos idem, bom humor. Mostrar que não sabe alguma coisa não significa necessariamente uma grande falha, o que importa é se você está a fim de aprender, e se sim mostrar a motivação para isso.
Todos que trabalham com seleção de pessoal sabem que os candidatos ficam ansiosos, tensos, isso faz parte. Os melhores entrevistadores conseguem driblar e alcançar a melhor parte do entrevistado.
As empresas buscam, em sua maioria, profissionais que somem à empresa, que possam desenvolver seu potencial para assim fazer crescer a produção de trabalho. 
Além disso, sempre é importante frisar que seleção nem sempre é justa. Já soube de pessoas ótimas que não foram chamadas e isso não quer dizer que elas não fossem boas, mas é uma seleção, não há espaço para todos naquele mesmo momento.
Não sei se você fará em breve uma entrevista ou se conhece alguém que fará, mas fica aqui a dica: seja você mesmo, afinal, se você mentir ou tentar mascarar alguma coisa, nas primeiras semanas de trabalho aparecerá a verdade e aí a coisa pode ser pior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário