Como havia dito em texto anterior, esta semana, em nosso estado, é a Semana do Bebê. Assim, nesses dias, em várias cidades há um movimento ao redor dos pequenos e de suas famílias. Além disso, muitas escolas promovem encontros com especialistas para discutir acerca do desenvolvimento infantil e os desafios atuais frente à educação.
Não tenho qualquer dúvida sobre a importância desta semana. A forma como vemos, lidamos e compreendemos nossos bebês determina como nossas crianças encontrarão o seu lugar na sociedade e quais os valores que os norteiam em seu comportamento.
Dia após dia somos informados, pelos veículos de comunicação, o quanto famílias e comunidade escolar estão com dificuldades em estabelecer limites e disciplina, o quanto estão confusos com a fronteira entre o permitir e o proibir e por fim, a incerteza em transmitir os valores fundamentais para a criança em formação se tornar um cidadão responsável e generoso.
Esse trabalho de formação não começa quando a criança está na primeira série. O início é dado quando ela nasce. A maneira como ela será acolhida em sua família, compreendida como sujeito que necessita de cuidados e afeto e respeitada pelas competências que possui define, em grande parte, a posição que ela ocupará, na escola, futuramente.
Da escola para vida são só alguns passos. Deste jeito, quando nos focamos na primeira infância estamos além de propiciar um desenvolvimento mais feliz para o bebê, estamos também trabalhando na prevenção de conflitos e construindo uma sociedade mais harmônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário