quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mulheres e a Maternidade

Tetyana Kulikova 123RF

Li nesta semana, uma reportagem a respeito de um número significativo de mulheres que abandonam suas profissões para cuidarem de seus filhos. Não se trata de um retorno aos velhos tempos, quando as mulheres não conseguiam trabalho, pois eram esmagadas pelo machismo e pelas escassas vagas. Mas sim de uma nova forma de leitura da realidade.

Hoje em dia há uma aura de “supermulher”: ela deve cuidar da casa, do marido, dos filhos, fazer ginástica, ter boa aparência, ser uma profissional competente, ser culta, viajar etc. Nesse sentido, muitas mulheres estão mais do que estressadas com tal demanda.

Como uma resposta contra a corrente, algumas mulheres decidem abrir mão da profissão para estarem mais presentes na vida dos filhos. O desafio que elas têm, conforme suas próprias percepções, é de não se tornarem apenas “mães”, com assuntos restritos à maternidade.

Unir maternidade e trabalho é possível, quantas conhecemos que fazem isso? Mas abrir mão da profissão é uma alternativa. A escolha depende de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário