quinta-feira, 11 de março de 2010

Fumaça

PaulPalladin 123RF


Na revista Veja desta semana, há uma matéria sobre a “vergonha” de muitos fumantes famosos. São pessoas que estão na mídia e evitam ser flagrados com o cigarrinho na mão. A revista mostra fotos de políticos, modelos, atores etc.

O que achei interessante nisso é o quanto o cigarro está fora de moda. Ainda pode ser uma atitude rebelde, uma “saidinha” da linha, afinal, vivemos num período de culto à saúde e, portanto, fumar passou a ser algo que nem sempre escancaramos (estou falando de adultos e não de adolescentes que seguem escondendo a carteira de cigarros dos pais).

Pessoas em entrevistas de emprego negam o vício ou dizem já terem parado. Pessoas fumam escondido das outras. Se, em tempos passados, fumar era um ato charmoso, reverenciado pelos astros e estrelas de Hollywood, hoje é algo que pode comprometer a imagem. Como disse antes, saiu de moda.

Sabe-se que os males do fumo é questão de saúde pública e que é bastante sensato delimitar um espaço para quem escolhe a fumaça e para quem não a suporta. O problema ocorre quando há uma “caça” ao fumo, com certo exagero.

Assim, como nós não fumantes temos nossos direitos, os fumantes também os têm, não podemos esquecer disto! Sobre os “famosos” que fumam e tentam disfarçar, é um problema deles, penso que cada um lida com seus hábitos como quiser. Agora, sobre os fumantes em geral, devemos exigir a compreensão de não querermos almoçar com baforadas ao lado, como devemos tolerar um amigo querido que, em nossa companhia, acende um cigarro. Podemos até dar uma reclamadinha com humor, mas segregação, não. Esta também não está na moda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário