terça-feira, 23 de março de 2010

Os “nãos” da vida

Stephen Orsillo 123RF

Várias vezes, no percurso de nossas vidas, as coisas dão errado. Queríamos de um jeito e foi de outro. Tentamos algo e não conseguimos. Gostaríamos de ter alcançado nosso objetivo, realizado alguma coisa diferente, mas foi impossível. E assim foi não por deleite sádico do universo, mas simplesmente porque não deu. Como lidar com situações como essa?

Antes disso, é importante frisar que, em alguns contextos, a responsabilidade é nossa: não estamos preparados o suficiente, não reconhecemos a hora certa, ficamos com preguiça ou medo, enfim, a deixa foi perdida por nós mesmos. Todavia, há aquelas situações em que não deu mesmo. Você estudou o ano inteiro para o vestibular, foi bem em simulados, estava seguro, mas seu nome não estava na lista de aprovados. Infelizmente.

Desde pequenos devemos ser treinados a aceitar o “não”, que primeiro vem do pai e da mãe, depois da vida.

Quando recebemos um “não” precisamos ir à busca de um caminho fora do planejado. Nem sempre teremos aquilo que almejamos. Isso faz parte das leis da vida e não significa de forma alguma “o fim”. Tão somente necessitamos encontrar nossa potência criativa para descobrir como superar este “não” e aprender com ele.

2 comentários:

  1. Você acredita mesmo que é simplesmente assim...? Eu só venci quando não aceitei os nãos que a vida me deu... Pensei: "É agora que são elas...". Eu nasci com vida me dando um NÃO. E se eu o tivesse aceitado; com certeza eu saberia menos que você. Perdão. Mas venci todos os nãos que me deram. Superei todos os nãos por nascer pobre; por perder meu pai no dia em que nasci; por ser uma tetraplégica que anda... por ter todos os defeitos possíveis fisicamente... EU VENCI POR NÃO PARAR NOS NÃOS HUMANOS. PORQUE OS NÃOS DE CRISTO SÃO SEMPRE PARA NOS CONDUZIR A UM CAMINHO MELHOR.

    ResponderExcluir
  2. Kelly, na perspectiva do texto "aceitar o não" significa criar uma alternativa, pensar em uma forma outra de satisfação. Aceitar significa reconhecer, ter claro o que acontece para então poder encontrar um jeito diferente de fazer. As tuas palavras parecem estar de acordo com a ideia do texto. O que diferencia a minha ótica da tua é a interpretação: para ti não aceitar os nãos significou lutar para superá-los; já para mim mediante a aceitação dos nãos é que se cria linhas de fuga, caminhos de luta.

    ResponderExcluir