Studio Porto Sabbia 123RF
Jamais poderia ser publicitária. Não tenho criatividade para tanto. Sou fã desses profissionais. Fico comovida com a capacidade criativa que os bons profissionais dessa área têm. Todavia, sou daquelas que, na maioria das vezes, baixa o volume da televisão na hora do comercial. Faço isso porque, infelizmente, não há tantos publicitários competentes e muitas campanhas são apenas apelativas e de pouco bom gosto.
Claro que sei que alguns produtos são mais fáceis que outros para vender em alguns minutos. Por exemplo, pasta de dente. Diga-me uma propaganda superlegal de uma pasta dental? Não conheço nenhuma! Quase sempre é um dentista (é de verdade mesmo?) falando sobre pesquisas feitas com tal pasta etc. Enfim, tudo sem graça e repetitivo. Reconheço: vender pasta de dente não é fácil.
Aliás, há repetição de ideias em diversas campanhas. Por exemplo: propaganda de carro, geralmente, traz a cena de um homem dirigindo seu carro veloz e potente. Há exceções, felizmente. Vi, dia desses uma com animais e com o carro que parecia de brinquedo, achei uma graça.
O mesmo para vale para cerveja, sempre machista, com mulheres seminuas. Porém, algumas conseguem sair da mesmice e nos fazer rir. Até algumas alicerçadas em clichês podem nos capturar. Rendi-me àquela do “ão”, sabem?
2010 é ano de Copa do Mundo. Então você já viu, literalmente, que as propagandas começaram a entrar no clima. Daqui a pouco não verei a hora dos jogos começarem não apenas porque curto futebol, mas para dar fim às propagandas “canarinho”.
As de supermercado são desinteressantes, mesmo as que não mostram apenas os preços, mas clientes sorridentes entre os corredores me fazem corar. Quem sorri no super com os preços que vemos nas prateleiras?
Sei que é um desafio vender, eta tarefa difícil! Parabéns para aqueles que conseguem com sucesso vender com criatividade. Nós, telespectadores, agradecemos quando vale a pena deixar o volume alto na hora do intervalo.
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