quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Faxina

Studio Porto Sabbia 123RF
O que é uma faxina? À primeira vista, pensamos em faxina de uma casa. Tira-se o pó, passa-se aspirador, um pano, limpam-se os banheiros, varre-se o pátio, lava-se e passa-se roupas. Basicamente é isso. Ainda tem a louça de cozinha e a arrumação da cama. Pronto. Tudo feito.

Dá um trabalho, cansa, sem dúvidas. Porém, nada se compara ao desgaste psíquico de se fazer uma faxina no mundo pessoal. Isto é, jogar fora sentimentos e pensamentos que não servem mais. Varrer da rotina os medos de crescer e de ousar. Tirar o pó dos desejos esquecidos. Deixar a água levar as mágoas e os erros do passado. Limpar os bons amigos e mantê-los por perto.

Não se usa detergente, esponja, vassoura, pano, sabão em pó. Na faxina da alma, se exige disponibilidade afetiva para encarar o que comumente se coloca debaixo do tapete. Requer um esforço psíquico para atualizar o que se passa por dentro. Precisa-se abrir mão de algumas coisas em nome de outras. Necessita-se olhar para si e reconhecer o que quer ser, o que pode ser, prestando atenção aos limites, mas sem ficar paralisada por causa deles.

É preciso flexibilidade e bom senso para “faxinar” com sucesso. A leveza vem, com certeza, sem sucatas emocionais, sem tanta “poeira”. Renovamos-nos e visualizamos com outros olhos onde estamos e para onde queremos ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário