quinta-feira, 13 de maio de 2010

Todos contra Dante

O trabalho me levou até “Todos contra Dante”, um livro sobre adolescentes e o bullying. Desde a primeira a página, fica-se curioso para saber da história, que já se sabe ser trágica. O livro é baseado em um fato real, o que deixa a leitura ainda mais tensa e triste. Muito triste.

Aliás, este é um dos comentários que o autor, Luís Dill, faz no post-scriptum sobre o que lhe marcou durante a elaboração da obra: “Que tristeza”. São as palavras mais fieis ao sentimento do leitor.

Luís Augusto Campello Dill é porto-alegrense, jornalista e escritor. O autor conseguiu com sucesso captar a linguagem comum dos jovens na internet. Este campo tão útil para informar, aproximar pessoas, trabalhar, mas que pode se tornar uma ferramenta cruel. Como no caso de Dante. Anônimos, sem rostos, sem nome insultaram dia após dia um colega de escola, sem dó nem piedade.

Dante é um aluno da oitava série que é alvo de chacota em seu colégio. O bullying ultrapassou os muros da escola quando foi criada uma comunidade chamada “Eu sacaneio o Dante” e ali diversas ofensas são escritas. O que para aqueles jovens é brincadeira é, na verdade, crueldade, crime, enfim, algo que não deveria acontecer. Ainda mais quando o lugar original das humilhações a Dante, a escola, é uma instituição de ensino, portanto, educação é o mínimo que se espera.

Sabemos o quanto o bullying existe em nossas escolas, há tempos, e em outros contextos de relacionamentos (condomínios, escolas de futebol etc.). Há algumas décadas, se tornou alvo de pesquisas de estudiosos e, com isso, já são sabidos os males psicológicos das vítimas e o perfil do agressor. Nem todas as escolas e nem todos os educadores estão preparados para lidar com tal violência. Porém, cada vez mais é urgente tal preparo.

Não é fácil ler o que acontece. Ler os xingamentos que jovens se fazem uns aos outros. Não é fácil ler a omissão escolar e familiar. Não é fácil perceber o silêncio das vítimas e a indiferença com o outro que os agressores têm. Não é fácil enxergar tão claramente como uma instituição escolar pode estar tão doente, com alunos tão confusos em relação aos seus valores. Não é fácil atestar que o livro de Dill não é uma ficção, é vida real.

O site do autor é: http://www.luisdill.com.br/

3 comentários:

  1. Li o livro e achei muito triste a história de Dante e pelo fato dela ser inspirada em fatos reais.

    ResponderExcluir
  2. esse texto ensina que agente nca deve caçuar de alguem to fazendo um trabalho sobre isso ^^

    ResponderExcluir