segunda-feira, 10 de maio de 2010

Roleta russa no trânsito

Studio Porto Sabbia 123RF

Roleta russa é um “jogo” que sempre me deixou tensa. Nunca estive em um ambiente cujo jogo estivesse acontecendo, ainda bem! Minha experiência é como espectadora e, mesmo assim, já me deixa bastante aflita. Vejo esta atividade como uma guerra de nervos, um nível altíssimo de adrenalina, que pessoalmente dispenso.

Falo na roleta russa, porque é o que me faz lembrar o comportamento de muitos motoristas, principalmente na estrada. Ontem testemunhei algo parecido. Havia três caminhões na colada um do outro, portanto ultrapassá-los exigia uma visão longa e espaço igualmente amplo para dar tudo certo. Perdi a conta de quantos carros ultrapassaram sem saber o que os esperavam.

A estrada estava movimentada e, assim, não apenas percebi nesse caso, mas também em outros trechos. Acredito que ninguém está livre de uma falha, erros acontecem e fazem parte da vida, porém falo aqui de imprudência, o que é bem diferente.

Imprudência é aquela ação tomada pelo motorista, sem lógica, sem saber racionalmente qual será sua ação seguinte. Ele conta com a sorte, isto é, ele não sabe se vai ter um carro logo ali na pista contrária, ele simplesmente vai.

Não parece roleta russa? Da mesma forma, o sujeito conta com a sorte. Pensa que como há apenas uma chance (uma bala) de as coisas darem erradas, puxa o gatilho. O motorista pode até imaginar que pode dar de frente com um carro logo ali adiante, mas prefere ser otimista e esperançoso. Pode até dar certo, mas e se der errado?

Não fiz uma pesquisa formal, mas imagino que motoristas sobreviventes de acidentes nunca pensaram que iria acontecer com eles. Contavam com a sorte. Como disse, ninguém está livre de um acidente. O que devemos ter em mente é que sorte combina com prudência. Já a roleta russa combina com suicídio.

Um comentário:

  1. Caro blogueiro,
    A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com esta vacina no Hemisfério Norte. Nesta segunda, 10 de maio, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação da população de 30 a 39 anos e idosos com doenças crônicas da região Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. As gestantes poderão se vacinar até o dia 21 de maio.


    Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir