quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mais um começo de ano

Sergey Sundikov 123RF


O carnaval terminou e o ano começou, é o que se fala por aí. Apesar de depender de cada um, faz sentido essa sentença, já que a festa pagã mais bonita do mundo atrai multidões em vários cantos do país.

Quando estava na Inglaterra, fui informada por professores da universidade, que num determinado sábado teria carnaval. Não registrei a informação, mas, por acaso, meu marido e eu estávamos no centro da cidade (onde ocorreria o desfile) e assistimos ao carnaval inglês, mais especificamente o de Colchester.

Em nada, absolutamente nada, se parece com o nosso jeito de fazer esta festa. As pessoas desfilavam em carros abertos e no asfalto; umas até fantasiadas. As fantasias sem semelhança com as apresentadas aqui pelas escolas de samba. A música não era samba, claro, era algo meio pop, meio rock, cada grupo tinha a sua. E havia pessoas pedindo donativos para as instituições que representavam.

Nós ríamos do diferente, de como aquelas pessoas, super animadas, muitas com suas pints na mão, gargalhavam com o espetáculo, que não era feio, muito menos ridículo, porém completamente diverso do que estamos acostumados. Brasileiros em terra estrangeira no carnaval? Para quem tem Rio de Janeiro como referência é muito engraçado ver outras maneiras de viver isso.

Não vi muito neste ano o desfile carioca, que é sempre lindo e cheio de criatividade. Do pouco que vi pela televisão percebi, como sempre, que muita gente pulou em blocos, se divertiu a valer de norte a sul do Brasil. Nestes momentos, sempre me vem um alimento para a esperança: se o brasileiro consegue fazer o carnaval com tanta competência, não conseguiria fazer outras coisas, da mesma forma? Não poderia fazer mais por si e pelo lugar que vive?

Voltando ao primeiro parágrafo, se o clima de 2010 começa mesmo após a festa, como está o ano para você? O que você pretende fazer de 2010?

Nenhum comentário:

Postar um comentário