sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Pessimismo x Otimismo


Cristina Cazan 123RF


Pessimismo versus Otimismo é algo já muito discutido. Algumas pessoas se identificam com um lado; outras com o outro. O importante é não ser pessimista com desespero nem otimista com os pés no ar. O famoso equilíbrio.

O pessimismo enfraquece, faz sumir a esperança ou perder sua importância, pode viciar o pensamento e as emoções, tornando tudo potencialmente escuro. Ao contrário, o otimismo fortalece, potencializa a criatividade e a inteligência, assim como a atenção ao mundo, propiciando um clima mais claro.

Sem dúvida, o otimista é mais feliz, mesmo que ele venha a sofrer com o inesperado. O pessimista sofre em dobro: não somente pelo inesperado como com a energia pesada antes do acontecimento que virá ou não acontecer.

O pessimista é o medroso: é aquele que vai tremendo, quando vai. A postura do otimista é outra: mais espontânea e se tiver os pés no chão, mais disposto a enfrentar as adversidades.

Problemas sempre teremos. Em alguns momentos, pequenos, em outros, maiores. A forma como vamos lidar com eles é nossa responsabilidade. Temos, pelas nossas histórias de vida e familiar, tendência para um dos lados.

O que é importante lembrarmos é que podemos mudar, aprender a sermos mais otimistas e com os olhos na realidade. Sermos atentos às armadilhas que podem aparecer, sem ficarmos de olhos fechados com medo delas.

Aprender a viver é isso: desafiar nossas fragilidades para sermos mais fortes para o que der e vier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário