quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Coisa de Novela


PaulPaladin 123RF



O jornal “Folha de São Paulo” está com uma enquete cuja questão gira em torno do segredo do personagem Gerson da novela “Passione”. Não acompanho fielmente a novela, mas sei de várias coisas dela. Não sei em detalhes a reação de sua esposa quando descobriu o mistério em seu computador, mas sei que ela ficou estupefata e exigiu que ele se tratasse.

Gerson vai se tratar. Na edição desta semana, a revista “Veja” publicou uma matéria em que o conhecido Flávio Gikovate interpretará ele mesmo na trama e será o terapeuta de Gerson. A ideia, conforme o autor, Sílvio de Abreu, é mostrar a “psicoterapia” tal como ela é, daí contratar um psicoterapeuta de verdade.

Eu não faço ideia do grande segredo de “Passione”, talvez nem o próprio autor tenha a certeza, porém haver um mistério como esse aguça muito o nosso interesse. Nem precisa ser um segredo assim articulado, pode ser algo bem simples, por exemplo, quando um amigo seu liga e diz que precisa conversar contigo sobre um assunto, todavia não pode ser naquele momento, então um encontro daqui a dois dias é marcado. Certamente até chegar este dia, em vários momentos, você se perguntará o que será que “fulano” quer falar.

Há pessoas que são super curiosas; perguntam insistentemente e não aceitam meias palavras. Nesses casos e de modo geral, confesso que sou um pouco “sádica”, não falo muito e minhas respostas são quase monossilábicas. Prefiro falar, contar coisas sem pressão, conforme meu próprio ritmo e desejo.

No caso do personagem Gerson, ele precisa ser questionado, não para se saber apenas o que ele esconde, ou seja, matar a nossa curiosidade. Mas ele deve também ser questionado para se saber se ele realmente precisa de um tratamento para sua angústia (o que parece que sim), e quais as perguntas e as conseqüentes respostas que o levarão à terapia.

A novela levará alguns meses para chegar ao fim. Quando ele chegar, saberemos se a penumbra que o mistério envolve valeu a pena ou foi algo já sabido por nós. Não sei você, mas eu adoro ser surpreendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário