quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Filosofando

Olga Drozdova 123RF


Vivemos tempos estressados. Os dias voam, compromissos são adiados ou cumpridos. Queremos fazer várias coisas ao mesmo tempo, tudo com muita qualidade. Nem sempre dá certo. Quando não dá, nos frustramos e nos culpamos. Por que precisamos ser tão exigentes conosco?

Por que não podemos ser mais suaves e tolerantes? Tudo bem que apreciamos o perfeccionismo e o equilíbrio, mas temos de lembrar do que é possível e não correr atrás da impossibilidade. Reconhecer isso é um passo a favor da nossa saúde.

Para que tanta pressa? Do que estamos fugindo? De nós mesmos, dos nossos desejos mais secretos? Temos medo de descobrir que não podemos ser aqueles adultos que imaginamos quando adolescentes? Adultos super-ultra-resolvidos? Cá para nós, algum adulto assim existe? Apenas em nossos devaneios idealizados.

Para que tanta ansiedade? O sossego se tornou um perigo? Temos medo de encarar o caos que reside em nós? Por quê? Se esse caos só apenas demonstra que somos humanos e sensíveis. A tranquilidade não nos ameaça, o que nos ameaça são os fantasmas que ainda não exorcizamos.

Somos nossos algozes, muitas vezes. Em outras, projetamos nossos defeitos, nossa fragilidade no outro, e esse outro passa a ser nosso perseguidor. Ledo engano. Somos nós os responsáveis pela nossa vida, pelo caminho que tomamos. Se fizermos isso por alguém, se fizermos por algo que acreditamos, enfim, qualquer coisa que fazemos é por escolha nossa, e se ainda assim achamos que a culpa é do outro, ainda estamos com dificuldade de enxergamos o que há dentro de nós.

O desafio do mundo adulto é reconhecer que não podemos tudo, que precisamos fazer escolhas e isso significa que perdemos algumas coisas para poder ganhar outras. A renúncia faz parte e nem sempre sabemos qual porta abrir. Para estar mais seguro nesse momento, precisamos ser mais amigos de nós mesmos, respeitarmos nosso momento e termos a certeza de que estamos fazendo o melhor que podemos. Que estamos nos entregando à vida e tentando dançar no seu ritmo, tirando o melhor que há nela.

Um comentário:

  1. Liana passei para conhecer seu blog ele é not°10, fantástico com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminha e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir