Quem é gaúcho ou quem mora no Rio Grande do Sul sabe que dia 20 de setembro é o dia que marca a Revolução Farroupilha, ocorrida entre este dia do ano 1835 até março de 1845. Os grandes nomes do lado gaúcho, entre outros, contra o Império foram: General Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, Davi Canabarro e General Neto.
Bem lembrados na série “A Casa das Sete Mulheres”, mesmo que a autora não tivesse a intenção de que a sua obra fosse plenamente fiel à história.
Falando em produção gaúcha, sempre é válido lembrar a principal obra referente a este estado: O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, que, além da trilogia literária, ganhou as telas, em 1985, e foi lançada em DVD há alguns anos. Não há como esquecer as histórias dos Terra e dos Cambará. Ana Terra, Rodrigo Cambará, Bibiana Terra Cambará são alguns dos muitos nomes que marcam esta obra.
Na versão imagem, Tarcísio Meira como Capitão Rodrigo está genial.
“Como o tempo custa a passar quando a gente espera! Principalmente quando venta. Parece que o tempo maneia o tempo” – Érico Veríssimo – O Tempo e o Vento – O Continente.
Para quem está por aqui, bom feriado!
Para quem quer olhar minutos da série “O Tempo e o Vento” – chegada do Capitão Rodrigo Cambará a Santa Fé:
http://www.youtube.com/watch?v=SrMsWLnZKtI
Nenhum comentário:
Postar um comentário