Olga Drozdova 123RF
Li que em um evento beneficente, em Londres, serão leiloadas Barbies muçulmanas. Um modelo veste a burca, enquanto o outro o xador, aquele “acessório” que deixa o rosto de fora. O hijab é outro tipo de vestuário: nele as mulheres deixam apenas seus olhos de fora.
Nunca havia estado com ninguém que usasse o hijab. Aqui na Inglaterra convivi com duas amáveis árabes que usavam esta vestimenta. Para mim, ocidental, é muito estranho, claro. Como outras coisas que vi e não fazem parte da nossa cultura.
Elas tiveram paciência com algumas perguntas que fiz e respondi da mesma forma as curiosidades que elas tinham sobre o Brasil. Para o ocidente, as roupas orientais soam como opressão às mulheres. Penso que isso merece uma análise mais cuidadosa, afinal estamos falando de uma cultura muito misteriosa para nós. Pouco sabemos do Oriente.
A ideia das Barbies muçulmanas é da designer italiana Eliana Lorena e mostra uma iniciativa de incorporar as mais diferentes culturas. A Barbie tem um físico popularmente marcado, porém é interessante ver outra possibilidade de ela ser.
Não sei se a Mattel colocará estes modelos da boneca à venda. Pareceu-me que eles são apenas para o leilão. Se for assim, que pena. Seria muito mais rico, nas prateleiras das lojas, não ter somente as Barbies loiras com as características que já conhecemos.
A notícia completa e os modelos estão em: http://veja.abril.com.br/noticia/variedades/barbie-ganha-burca-versao-muculmana-515067.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário