terça-feira, 17 de novembro de 2009

Bullying: não deixa ele entrar



O filme sueco “Deixa ela entrar” tem como protagonistas um menino de doze anos, Oskar, e uma menina com “mais ou menos” doze anos, Eli. Seria uma amizade e um amor como quaisquer outros, se ela não fosse uma vampira. Oskar sofre de bullying na escola, isto é, alguns meninos o ameaçam, debocham dele, enfim é um martírio que Oskar só consegue revidar a partir da relação com Eli. O filme é relativamente parado, porém a história é muito interessante e mostra com perfeição o sentimento de solidão.
Bullying é um problema grave nas escolas de todo o mundo, apesar de poder acontecer em qualquer outro ambiente. Crianças e adolescentes reproduzem discursos de ódio e preconceito ouvidos, assistidos, lidos no mundo adulto. Contra certas etnias, contra o corpo que foge do padrão eleito como ideal, contra roupas que vestem, contra um comportamento, enfim contra qualquer coisa vista como odiosa ou motivo de deboche e insulto, segundo a doente eleição dos bullies.

As vítimas do bullying sofrem muito, física e psicologicamente. Sentem medo, apreensão e nem sempre têm suporte para lidar com as repetidas ameaças. Muitas sofrem caladas, com vergonha do que lhes acontecem ou por medo de retaliação.

Há muitos “Oskars”, infelizmente, e nem sempre encontram “Elis” para lhes ajudar a se salvarem da violência e da solidão e terem suas vidas de volta.



A jornalista Isabela Boscov capta muito bem a essência do filme: http://www.youtube.com/watch?v=7An_DCMjIn

Um comentário:

  1. Já li os dois. Só que não tive tempo pra comentar.Achei legal, mas o de hoje é mais interessante.Porque me lembrou meus tempos de escola.Sempre teve os deboches, as turminhas,etc.Só que agora resolveram dar um nome,pra essas brincadeiras de maus gosto.Bjs

    ResponderExcluir