quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Outono


Tetyana Kulikova 123RF

O outono acontece aqui. Eu sei que outono é uma estação do ano não exclusiva de lugar nenhum. O que quero dizer é: o imaginário do outono que existe em nós, desde a nossa terna infância, é o que vemos na Inglaterra. Provavelmente também em outros lugares do mundo, mas como estou aqui, é daqui que falo.

As árvores quase nuas, as folhas grandes e amarelas ganham espaço no chão, nas calçadas nas ruas e nos parques. O vento movimenta galhos e folhas, estas últimas, no chão, servem de tapetes para nossos pés.

Em alguns cantos se formam montanhas de folhas, esperando alguém que as levem para o lugar em que não as veremos mais. O outono é a estação em que a natureza se desfaz de si mesma para entrar o inverno com outra “roupa”.

A gente também tem os nossos outonos, não? Em que descascamos, mudamos não só por fora, mas também atualizamos coisas por dentro. Outono é o momento da faxina. Fazemos contas e vemos o que podemos pôr fora e as colocamos. Ficamos nus como as árvores para estarmos prontos para o que vem depois.

Um comentário:

  1. Li, tenho uma foto que é exatamente como tu descreveste... o chão tomado de folhas em vários tons de amarelo, laranja.... tirei do meu celular, uma imagemk mque eu queria guardar pra sempre. Vou te mandar por e-mail.

    ResponderExcluir