domingo, 10 de janeiro de 2010

As nossas sementes


bedolaga 123RF

O que você tem plantado ultimamente em sua vida? Quais pensamentos rondam sua mente? Quais sentimentos são cultivados e quais são deliberadamente abandonados?

Não desejo entrar na linha do livro “O Segredo” e derivados, mas pensar em como estamos olhando e manejando nossa realidade. Existe uma historinha conhecida e útil: há um copo com água pela metade, o que você pensa? São duas as posturas possíveis: dizer que o copo está metade cheio ou metade vazio.

A primeira alternativa contém uma perspectiva mais positiva do que se vê. Um copo metade cheio é melhor do que metade vazio, certo? Então, tudo depende de que tipo de óculos usamos para interpretar o que nos acontece.

Com isso, não quero afirmar que devemos ser todos Polyanas e só prestar atenção ao lado bom. Não! O ruim necessita ser visto e elaborado, porém, ao mesmo tempo, podemos lembrarmo-nos do bom e, assim, equilibrar nossa balança.

Acho um tanto chatas sejam as pessoas que só falam de problemas sejam aquelas que não tocam nunca neles. A receita da boa convivência com o mundo é o equilíbrio, esse danado que almejamos. Ora denunciamos as dificuldades da vida ora comemoramos as coisas boas que nela acontecem. Está aí uma boa semente: a do equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário