sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Um sensato milionário


Robert Elfferich 123RF

O taxista George Sturt, 76 anos, ganhou mais de 75 milhões de reais na loteria, na Grã-Bretanha, juntamente com seus três filhos. Além de comprar imóveis e demais produtos, doar parte para instituições de caridade, o pai ganhador foi maduro: decidiu não deixar de trabalhar.

Grande parte das pessoas, se questionadas sobre o que fariam com uma soma milionária, afirmam que iriam investir em variados empreendimentos e deixariam seu ofício. Isto é, não seriam mais o que sempre foram.

Provavelmente há alguns ganhadores que dão certo nesta nova empreitada. Porém, há diversos casos comprovados de ganhadores que perdem tudo, justamente porque se perderam de si. É necessário um período de latência até que a pessoa se acostume com a nova conta bancária, para não cair em contos do vigário, para não dar um salto maior do que a perna e para continuar lúcida sem se perder nos sonhos milionários.

A vida inteira a pessoa ou tem sido secretária, ou trabalhadora rural, ou comerciante etc e, de uma hora para outra, muda radicalmente. Isso pode sugerir um fracasso. Não pode ser tão rápida esta mudança na identidade. Por isso, o britânico está certo.

Continuará com sua rotina até que ele possa decidir com mais calma o que fazer com seu montante de Pounds. Meu pai sempre dizia um ditado conhecido, que nem na euforia nem no desespero devemos tomar decisões importantes. Vê-se que George é adepto do mesmo dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário