domingo, 3 de janeiro de 2010

Jean Charles




Somente por esses dias é que assisti ao filme “Jean Charles”, cuja direção é de Henrique Goldman, brasileiro radicado na Inglaterra. O período na Inglaterra me fez não ver lançamentos em DVD por aqui. Aos poucos vou me atualizando. Perdoem-me, portanto, se eu falar aqui de filmes já vistos por todos.

Gostei do filme. Como havia visto em uma entrevista com o principal ator, Selton Mello, Jean Charles de Menezes não é transformado em herói, o que foge de um clichê, abençoando os espectadores.

Deu saudade de Londres e do sistema inglês, este, inclusive, serviu de piada em alguns momentos do filme. Para nós brasileiros, acostumados com a malandragem típica daqui, os ingleses são por demais ingênuos. Discordo, porque em nada admiro nossa “esperteza” e mais, não me acho dotada dela. Então, sou uma de muitos de nós que se sentem passados para trás, em vários momentos, por causa desse “jeitinho brasileiro”.

O que chamam de ingenuidade inglesa, eu chamo de fazer o certo. Cada vez mais admiro essa atitude em extinção. Com justificativas econômicas ou de estresse, muitos em nossa sociedade, passam por cima das leis e de regras que tentam fazer funcionar a convivência em sociedade.

Mesmo que os ingleses, com exceções, obviamente, mas bem menos do que em outros lugares, sejam honestos e cuidadosos, eles podem errar. E erraram feio, muito feio com o brasileiro Jean Charles. Ninguém foi responsabilizado pelo erro de investigação que resultou posteriormente no assassinato de Jean, na confusão que ele seria um terrorista.

O governo inglês deu uma significativa quantia de dinheiro à família de Menezes, para pagar despesas, mas nenhuma soma de dinheiro diminui a dor e a falta de um filho e de um amigo tão dedicado e generoso como Jean Charles. Assim como não minimiza um erro tão terrível, cometido pela admirada Scotland Yard e a continuidade do erro ao ninguém ser punido por uma morte tão injusta.

Um comentário:

  1. Muito bom o filme, também gostei amiga! Uma fiel reprodução da realidade cruel que teve início logo após os atentados de 11 de Setembro. Legítimo marco do terror!!! Lástima é saber que nenhum dos envolvidos nesta tragédia foi punido.

    ResponderExcluir