terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Atendimento a Clientes


Dmitry Isaev 123RF

Quando você entra em um estabelecimento comercial você busca um tratamento adequado. Que as pessoas que trabalhem ali sejam simpáticas. Simpatia é uma característica básica para quem lida com pessoas. O gosto pelo tratamento que se quer depende de cada um. Alguns preferem vendedores mais calados, outros optam pelos mais participativos. Não tem como agradar gregos e troianos, mas simpatia ninguém não deseja.

Há algum tempo atrás, na companhia de dois novos amigos, fui a um determinado lugar para conversar e fazer um lanchinho, tomar algo. A antipatia das atendentes me deixou estupefata! Como pode ser possível essas pessoas terem sido escolhidas para trabalhar diretamente com pessoas?

Se tivesse uma consultoria ou trabalhasse em uma, sinceramente iria entregar meu cartãozinho para o dono do local. Treinamento profissional urgente! Sei que este lugar não é o único. Sou testemunha da baixa qualidade de atendimento em vários locais e, certamente, você também.

Compreendo que todos nós temos o direito de ter um dia de cão, um dia em que não se forma um sorriso no rosto. Mesmo quando se está no trabalho. Somos humanos, não máquinas. Todavia ali havia uma antipatia geral.

Talvez fosse o calor, talvez as atendentes estivessem preocupadas com os presentes de natal, talvez não gostem de seu ofício, enfim diversas são as possibilidades que podem oferecer justificativas, mas nada me convidaria a ir lá novamente.

Aquele lugar não perde apenas sorrisos e gestos gentis, também perde clientes. Não há qualidade nos produtos, nem preço baixo, que façam valer a pena frequentar lugares em que somos mal atendidos. Em qualquer segmento comercial, queremos encontrar alguém que nos acolha e não sentirmos a sensação de que, nós clientes, parecemos uma pedra em seu caminho.

Um comentário:

  1. Olá, nova amiga! Eu também estava lá! Quem serei eu, quem, quem? Hehe
    Enfim, garanto que não era o calor (já fui lá no frio) nem era o natal (fui lá antes disso) mas que no quesito atendimento a classificação seria "péssima"... ainda assim estaríamos mentindo: péssimo é até gentileza. :) Ô baixo astral!
    HOHOHO Feliz Natal! Bjs!

    ResponderExcluir