quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Maneiras de viver as festas de final de ano


Natalia Kushimova 123RF

As festas de final de ano sempre fazem pensarmos em família. Também em amigos, todavia família é o que primeiramente vem à cabeça. Apesar de pensar nisso, acredito que passar sozinho o Natal e o Ano-Novo não significa, necessariamente, vivenciar uma situação triste.

Percebo muitas pessoas envolvidas com seus familiares preocupadas e sem conseguir curtir as festas. Seja porque os parentes não lhe trazem prazer, seja porque a pessoa estava a fim de fazer outra coisa. Alguém pode passar tais festas com sua família não por escolha, mas por obrigação.

E aí, cadê o espírito natalino? Muitos, ao quererem respeitar as tradições, se amarram a coisas que não lhes trazem bem-estar, pelo simples fato de quererem cumprir um dever. Não tenho dúvidas de que há coisas na vida que devemos fazer e pronto, mas festas de final do ano não precisam rimar com obrigação.

Provavelmente será uma boa decisão para a virada do ano que sejamos mais espontâneos e que respeitemos mais nossas vontades, nossa intuição e nosso desejo de passar com quem realmente queremos e como queremos. Sem algemas.

A imagem ligada ao Natal, principalmente, é da família unida e sorridente sentada à mesa. Não precisa ser assim para que a data seja feliz. Não precisa de toda a família, nem de uma ceia. São elementos da tradição e nada de ruim nos acontecerá se rompermos com a ideia de família, de peru e de presentes.

As festas de final de ano abrem inúmeras possibilidades com parentes, amigos ou mesmo só, com ceia ou sem, não importa. O que é fundamental é estarmos onde, como e com quem queremos. Este, para mim, é o espírito de natal.

Um comentário:

  1. Muito legal.É assim que me sinto.Passo o Natalsozinha e não me sinto infeliz.Escreveste como me sinto e para mim.Bjs

    ResponderExcluir