Tetyana Kulikova 123RF
Mesmo que as mulheres, nos dias de hoje, tenham conquistado papeis em vários espaços profissional e social, ainda há cenas que chamam nossa atenção, porque não são comuns e mostram, então, o quão longe de estereótipos podemos estar. Ainda bem!
Estava eu em um restaurante, eis que uma moça chega, tranquilamente. A funcionária do restaurante lhe indica uma mesa (perto da que eu estava, daí também minha percepção) e ela senta. Logo levanta para se servir do Buffet de sushi e assim se comporta até a hora em que aparentemente satisfeita, vai embora.
O que quero dizer com essa cena observada? Bem, que há um tempo, não tão longínquo assim, uma mulher sozinha em um restaurante iria causar embaraço para ela. Algumas pobres criaturas iriam ficar com pena, pensando que não a moça não teria ninguém para lhe acompanhar, que aquele gesto tão solitário era triste etc.
Conheço muitas mulheres que não curtem ir sozinhas a alguns lugares, como ao cinema. Outras acham restaurantes locais complicados de ficar sem ninguém para conversar entre uma garfada e outra. Penso que há um pouco de gosto mesmo e também um pouco dos hábitos culturais.
Mulher sozinha ainda pode mobilizar a ideia de “coitadisse”, que ela é uma “mulher abandonada” etc. Tudo preconceito, mas ainda há pessoas que se influenciam com isso.
Eu, naquela noite de sábado, fiquei satisfeita, achando aquela moça de salto alto e expressão séria muito segura de si e mostrando a quem quisesse ver que não há nada de mais em frequentar um restaurante em um sábado à noite sozinha. Poderíamos até criar hipóteses sobre seus motivos de estar só naquele momento, mas o que interessa mesmo é essa liberdade vivida por nós, conquistada pelas feministas de décadas anteriores que ao queimarem seus sutiãs, queimaram também ideias antiquadas e enferrujadas.
Estamos conversadas, não tenho mais opiniões pra dizer sobre teus blogs.Todos estão muito bons.então chega de lerolero.Não darei mais opinão.Porque vai ser tudo repeteco.Só vou dizer de vez enquando.Bjs
ResponderExcluir