sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Papai Noel


Tetyana Kulikova 123RF

Quando eu era criança, tinha medo do Papai Noel. Não sei se sempre tive medo, mas lembro de uma ocasião especial em que precisava ir até o velhinho pegar meu presente (comprado pela minha mãe, óbvio) e ficava olhando de longe as outras crianças, em volta daquele senhor barbudo, felizes e eu fingindo que não era comigo. Acho que acabei indo até lá, mas querendo ser mais rápida possível.

Penso que a inocência infantil é algo muito bonito de apreciar. Minha sobrinha escreveu de próprio punho uma carta para o Papai Noel. Ela não foi alfabetizada ainda, mas se você ditar letra por letra ela escreve. Assim, ela pediu um patinete e uma bonequinha Polly. A carta, dentro de um envelope, foi colocada junto à árvore de Natal de sua casa com a promessa que o Papai Noel ou seu ajudante iria pegar qualquer dia desses.

No sábado passado, peguei a carta. Escondi-a e pretendo, daqui a uns anos, mostrar a ela seus garranchinhos inocentes e crentes. Não há qualquer outro momento na vida que se tenha tanta fé como na infância.

Quando ela chegou à sala, percebeu que não estava mais a carta ali e disparou: “Eu não peguei!” Com expressão de surpresa e felicidade, viu que sua carta enfim seria lida e posteriormente atendida pelo bom velhinho.

As crianças perambulam por aí e veem diversos Papais Noéis e lidam bem com cada um deles. Segundo suas cabecinhas, todos são um só. Que persistem em estar onde elas estão! Mesmo sabendo que não existe Papai Noel, eu construo tal crença para passar a minha sobrinha de quatro anos que devemos ter fé e acreditar em nossos desejos.

Mesmo que sejam patinetes e bonecas, não importa. O que interessa é a magia que essa tradição pode ter. Chegará um momento em que ela saberá que, por trás dos pacotes, há cartões de créditos, cheques pré-datados, dinheiro, mas até lá é interessante enriquecer o universo infantil com um pouco de mágica. E, por fim, descobrir que o Papai Noel é um símbolo de proteção, bondade e generosidade.

Pessoal, feliz natal para todos!

Um comentário: