quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O que não pode ser comprado


Valentina Rusinova123RF

Qual é o seu pedido para o “Papai Noel” neste natal? Quais presentes você elege como importantes para este momento? Um perfume? Um livro? Uma roupa? Um sapato? Um biquíni? Uma surpresa? Qualquer que seja sua opção, ela diz muito de você agora.

Quem quer biquíni pensa que verão sem praia não é verão. Essa pessoa quer diversão com seus amigos e contato com a natureza. Quem prefere perfume quer se cuidar, se sentir bem consigo mesma, ou, quem sabe, impressionar alguém. Uma roupa ou um sapato é alguém que quer ser prático ou gosta de tais objetos, almeja causar boa impressão pela aparência. Um livro é para alguém que verão não é verão sem leitura, deseja conhecimento. A surpresa é para alguém em busca do desconhecido.

Sei que tais “interpretações” são simples demais, tenho certeza disso. Elas não estão aqui para decifrar qualquer um e sim convidar a refletir um pouco sobre si nesta época tão corrida que mal paramos para respirar melhor.

O que você espera receber tem a ver com o seu momento atual. Não deixa de ser interessante descobrir um pouco mais sobre isso: as dicas que nossos desejos podem nos dar sobre o que estamos vivendo.

Há aqueles que nada querem. Suspeito que possa ser humildade ou certa desistência das coisas da vida ou economia mesmo. Há aqueles que querem demais, todos os presentes possíveis do shopping. Neste caso, creio que tal pessoa está por demais insatisfeita com seus últimos acontecimentos, talvez seja insaciável mesmo, e é bom lembrar que quem quer tudo, nada tem.

Mesmo que não ganhemos na noite do dia 24 o que desejamos: aquele livro que extrapola nossa renda, aquele vestido da vitrine, aquela bolsa linda, enfim, o que conta mesmo é o nosso desejo para pensarmos mais a respeito do que queremos da vida e como podemos nós mesmos ser os nossos Papais Noeis. E assim, conquistarmos o que está relacionado aos que desejamos. Perfumes, roupas, sandálias, CDs, livros são símbolos do que é importante para nós. Sermos mais cultos, inteligentes, bonitos, bem informados, são essas as qualidades que desejamos por trás do que se pode ser comprado nas lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário