domingo, 20 de dezembro de 2009

Falar pelo blog


Sergey Sundikov 123RF

“Iniciar um blog é superar o estranhamento de falar sozinho.” Esta foi uma frase enviada para mim, dias atrás, por uma querida amiga, retirada de uma página virtual. Esta frase me fez pensar a respeito do Casa de Chá. Para quê, afinal, escrevo diariamente?

Compreendi o que frase quer dizer. Escrever em um blog é uma maneira de falar consigo sem ser somente consigo. Concordo. Ao mesmo tempo em que é uma atividade solitária, pretende um eco, uma resposta. Através dos comentários ou pelos dados analíticos que mostram quantas pessoas visitaram a página no dia de ontem, por exemplo, procuro a confirmação da leitura do outro.

Continuo a falar comigo, em pensamento, claro. Todavia muito do que penso tento produzir em forma de texto. Em busca de afinidade, também, talvez, de aprovação e quem sabe até crítica.

Escrever em um blog é uma forma de contato, uma nova relação em tempos pós-modernos. Uma maneira de provocar o outro, não para uma desavença, mas para uma reação. De concordância ou discordância, mas alguma resposta.

Jamais pensaria na possibilidade da internet ser o nosso único meio de comunicação. Nem pensar mesmo! Mas não podemos desqualificar as suas grandes vantagens. Muitos de meus amigos reais não moram na mesma cidade que eu moro. Quer jeito mais eficaz para manter contato do que pela internet?

De chats e emails, surgiram o Orkut e o atual e badalado twitter, que ainda não entendo bem o que é! O que quero dizer é que a rede continua se expandindo e exigindo atualizações constantes de nossa parte!

O blog, ferramenta única que uso, além de emails, se tornou para muitos, como eu, uma maneira de expor um pouco pensamentos e sentimentos sobre o cotidiano, sobre nós, sobre a vida.

Cada blogueiro escreve da sua maneira e com seus próprios propósitos. Contudo, como diz a frase que citei no início deste texto, é uma forma de lidar com a nossa solidão, intrínseca ao ser humano. Um jeito de falar sozinho com plateia.

Um comentário:

  1. Oi, Liana! É mesmo, concordo. Eu acho que será a primeira vez que deixo comentário, embora já tenha lido grande parte dos teus posts. A internet aproxima. Foi bem legal nos conhecermos, e que tomem vida nossos projetos. :)
    Um beijo!

    ResponderExcluir