segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Anos 80/90


Tatyana Ogryzko 123RF



Virar os olhos para o passado pode ser muito divertido. Como estou na casa dos 30, me recordo de algumas coisas do final dos anos 80 e da década de 90. Não sei dizer qual o quesito mais divertido. Aqueça a água do chá e vamos lá!

Moda: você lembra das saias balonê? Elas tentaram uma volta esses tempos, mas nem me arrisquei! E as camisetas que colocávamos a parte de trás para dentro da calça e a parte da frente para fora? Não sei como isso pegou, mas pegou! As calças com a cintura quase no pescoço nem comento. As meias até acima do joelho, confesso, tenho saudades, gostava de usar aquele modelito! As polainas de lã, provavelmente feitas em malharia.

Música: as reuniões dançantes arrebentavam quando tocava a trilha sonora do filme “Top Gun”, ou A-HA. Lembra de uma propaganda de um chocolate branco com uma música deles? Dominó, Menudo, New Kids On The Block.

Televisão: Bom, a Xuxa, na infância, era um sucesso com seu programa de brincadeiras, suas músicas e coreografias. Lembra do Praga, do Dengue e das Paquitas? Também houve o Balão Mágico, que era uma graça. Me recordo de um disco, cuja capa era formada por Simony, Tob, Mike e Jairzinho. Havia o Fofão, com suas famosas bochechas. O palhaço Bozo nunca achei divertido, mas fez fãs, assim como Sérgio Mallandro.

Os desenhos: lembro que os Smurfs eram o primeiro no Xou da Xuxa, Caverna do Dragão, os Snorks, lembra que eles viviam no fundo do mar? Com um tipo de trombinha na cabeça? O que falar de He-Man e She-Ra? Eram o máximo! Tenho certeza que meu ávido interesse por filmes e séries de suspense foram consequência da minha adoração pelas histórias de mistério de Scooby-Doo. Os Flinstones, com o grito de Fred “Wilma!”, era muito divertido. Tudo com dinossauros, eram eles que faziam algumas coisas da casa, como parte de um aparelho doméstico, lembra?

Os seriadinhos também tinham espaço: Alf, o Eteimoso, por exemplo. Lembro que não gostava muito, mas ficou no ar por um bom tempo. Super Vick, Primo Cruzado, O Incrível Hulk (eu amava! Ficava boquiaberta com a transformação, ele ficando verde e rasgando as próprias roupas pelo seu tamanho). As Panteras, era fã da loira Farrah. Dallas, com o malvado J.R. E o Magaiver com suas soluções hiper criativas? Casal 20, Ilha da Fantasia, adorava! O Gordo e o Magro acho que passava aos domingos, eu assistia sempre! Viva o Gordo às segundas-feiras à noite, achava o Jô hilário. Tom Selleck sempre será, para mim, o Magnum.

Lembram que sábado à noite passava na Globo o programa de apresentações musicais Globo de Ouro? Lembro de uma famosa música, cujo cantor bradava o refrão: Yes, Yes, Yes. Nunca mais ouvi essa música, sabe de qual falo?

O que falar de Os Trapalhões? Eu era vidrada e ria o tempo todo. Acho que passava aos domingos, às 19h. Era compromisso marcado com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

Ídolos: Xuxa, claro. Como pré-adolescentes curtíamos Tom Cruise, Rob Lowe, Johnny Depp, Kevin Costner, Keanu Reeves, River Phoenix.

Filmes: Gatinhas e Gatões, Admiradora Secreta, A garota de rosa-shocking, Alguém muito especial, Top Gun, Cry Baby, Curtindo a vida adoidado, Karatê Kid. Após assistir Flashdance, toda menina queria ser bailarina! Clube dos cinco, Namorada de aluguel, De volta para o futuro, Lassie, E.T., Goonies, Gremlins, Dirty Dancing, Um Tira da Pesada, Loucademia de polícia.

Os filmes dos Trapalhões eram ótimos. Quem não chorou com a morte do cachorrinho do Didi, o Lupa, no filme O Trapalhão nas minas do rei Salomão? Lembra que depois ele ressuscita?

Brinquedos: o elástico que colocávamos entre duas cadeiras e que hoje olho com orgulho, como conseguíamos fazer aquilo? Estrelinha, quase umas ginastas! O pogobol era muito divertido, assim como o bambolê, quantos malabarismos! Bicicleta, claro, Barbie e seus apetrechos. Cara a Cara, Jogo da Vida, Detetive, War. Havia o Stop, em que fazíamos nas folhas dos nossos cadernos que avaliava nossos conhecimentos sobre nomes de frutas, carros, verduras etc. Jogar handebol e vôlei eram hábitos divertidos e saudáveis. Fora quando dava brigas entre as jogadoras, coisas do esporte.

Brincar de aula, em que a “professora” era sempre gritona e atenta aos bilhetinhos que os “alunos” teimavam em passar era uma maneira de lidarmos com a escola de todo o dia. As bonecas de papel eram uma preciosidade, assim como recortes de revistas em que montávamos lindas casas. Brincar de mãe, com o “bebê” sempre querendo mamar e, no nosso colo, precisando de nossos cuidados. Brincar de loja, etiquetando as próprias roupas com os preços. Brincar de banco, com a maquininha que até saía papel da conta ou com calculadora era o máximo: dava a ideia de sermos praticamente adultas.

Brincar de pegador, eu adorava chegar à raia! De “se esconder” eu ficava meio tensa, participava, mas não era das brincadeiras de que eu mais gostava. Polícia e ladrão era muito legal. Estourar bexiguinha uns nos outros era uma prática. Quem não brincou de ovo podre na escola? Eu adorava! Passar o anel, jogar vídeo-game Atari, detetive em que o “assassino” piscava para suas vítimas, enquanto o detetive deveria identificá-lo e acabar com o jogo?

Lembrar de todas essas coisas nos faz rir e pensar na infância divertida que tivemos. Recordou de alguma coisa que não escrevi ou que não está correto? Envie um comentário para enriquecer esta lista!

2 comentários:

  1. Amiiiiga, qta lembrança!!!! Amei a parte dos modelitos... A lembrança das camisetas foi ótima, esqueceste das botinas West Coast com meia grossa branca ou das plataformas da Para Raio. Sexta-feira passada, aqui em casa, comentamos sobre aquelas blusas de linha da ARIZZE (não sei se é assim a escrita), não era gente quem não tinha pelo menos uma, lembras? Hehehe
    Bom sobre os desenhos e filmes sem comentários... todos válidos, principalmente a parte em que Tom Selleck será sempre o Magnum!!! Nos desenhos acrescentaria os Thunder Cats, até pq lembro que eu e uma amiga de infância brigávamos para ser a Cheetara!
    Além de lembrar dos filmes do Trapalhões, lembro muito de irmos, sempre na praia (até pq só lá que vi disso), assistir no Auto Cine...isso mesmo, de dentro do carro... onde se selecionava a estação de rádio para escutar o áudio do filme.... A mana cansou de nos esconder dentro do carro, em função da idade, que não poderíamos entrar!!
    A brincadeira de banco era a minha preferida...pq será??? Ainda mais qdo o pai trazia algum material de descarte lá do Banco para enriquecermos nosso acervo de cheques e notas de dinheiro feitas de papel!
    “Stop” amiga, que saudades!!! Eu amava jogar Stop: nome, CEP (que todos sabiam que valia Estado, Cidade ou País...hehehe), carro...além das frutas, verduras e cores!!!! Que saudosismo!!!
    Querida, estou adorando acompanhar o teu blog... pelo menos parece que você está aqui do ladinho... e não tão longe!!!
    Agora, vou para a outra etapa... Escrever o teu e-mail!!!
    Bjo grande
    Ana Cecília

    ResponderExcluir
  2. Querida Li,

    Fiquei contente com teu convite e adoro vir tomar uma xícara de chá contigo diariamente, geralmente durante a soneca da Isabela, para poder curtir o momento e também refletir um pouco do que leio, pois tens uma maneira muito agradável de escrever, bem envolvente!

    Lendo a coluna de hoje, deu saudade "dos meus tempos" de infância e adolescência!! Já estou na casa dos 40, muitas das fases citadas por ti ainda passei.

    Fiquei um tanto apreensiva, mas não com a saudade do tempo que se foi, mas pelo tempo que virá!! Como minha filha está com 6 meses e vendo as crianças de hoje que, antes de falar, já sabem ligar o computador, e "clicar" no joguinho escolhido, ou ir no "site" da polly ou da barbie, e jogar on line, onde é mais divertido.

    As crianças não brincam mais de pegador, de esconder, de estátua, de correr na praça de bicicleta com a "vizinhança"!
    O videogame impera, o sedentarismo mais ainda. Os brinquedos eletrônicos são os que fazem sucesso!
    E a criatividade?? O prazer de brincar com os amiguinhos? De pular numa poça d'água? De curtir, simplesmente, a vida ao ar livre?? Do banho de chuva??
    A Isabela ainda terá essa chance, penso eu, pois moramos numa cidade pequena, andar de bicicleta na calçada, ir para a escola a pé, respirar um ar sem muita poluição, ainda são fatos que podemos vivenciar!!

    Fiquei um tanto nostálgica, me estendi, mas o tema me deixou assim! São as boas lembranças, a saudade gostosa, os bons momentos vividos, espero ter o prazer de passar isso para minha filha....que quando ela chegue a minha idade, também possa parar e pensar: que saudade gostosa da minha infância feliz!!
    Beijo a todos e em especial a ti,
    Adelma Librelotto
    São Pedro do Sul, RS.

    ResponderExcluir