sábado, 10 de outubro de 2009

TPM


Sergey Sundikov 123RF


Más línguas falam que a TPM é uma invenção das mulheres para justificar seu mau humor. Discordo. A TPM existe. Uma irritação sobre qualquer coisa como, por exemplo, o jeito que o seu colega segura a caneta ou o modo como sua amiga ri. Algo que antes não era percebido por você, em um dia de irritação-TPM ganha um tamanho de elefante e se torna algo insuportável.

A mulher na TPM rosna. A irritabilidade pode ser irracional mesmo, não haver lógica, o que não significa que era será amena. A “desrazão” toma conta.

Além da irritação, também podem estar presentes: uma tristeza desmedida, que provoca um choro ao ver uma propaganda de sabão em pó na televisão; uma sensação que está tudo dando errado, que nada está bom.

Ainda bem que dura pouco, horas ou dias, dependendo do organismo. São os hormônios que flutuam como seres inquietos, que teimam em não se estabilizar. Eles brincam de gangorra, se divertem, enquanto nós padecemos esperando que a brincadeira deles acabe para nós começarmos a nossa.

Um comentário:

  1. Concordo em gênero, numero e grau: a TPM é real sim!
    Mas para tudo há solução. Há um tempo, nas nnn tentativas de seguir algumas regras de saúde, freqüentei por um período curto um médico ortomolecular. Esse, entre outras coisas, receitou um remédio, que deveria ser tomado 10 dias antes do inicio do ciclo. O fiz por três meses. Não lembro o nome do remédio (prometo que vou buscar essa informação), mas também fico na dúvida sobre o efeito... Pois não sei se eu estava condicionada a um efeito placebo...hehehe Do tipo, agora que estou tomando o remédio milagroso tudo melhorou... ou se o dito medicamento realmente fez efeito.
    O que não entendo é por que parei com a medicação, e comecei a chorar novamente em propagandas de sabão em pó!!

    ResponderExcluir