quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor


Ionut Dan Popescu 123RF


Cada profissional, com suas particulares funções, é essencial para a máquina social funcionar. Se você parar para pensar, nenhuma profissão pode se sobrepor a outra; todas são necessárias.

Todavia, há umas mais básicas e vitais do que outras. Dentre elas, está a do professor. Você acha o dentista que mantém seus dentes saudáveis importante? Você acha que o médico que trata de sua enxaqueca está no topo da hierarquia? Para dar exemplos no ramo da saúde. Ok, ambos profissionais merecem saudações; porém, ambos e vários outros que ganham status de importância não estariam naquela posição, se não fosse quem?

O professor. Na escola, com alunos ainda pequenos, aquela figura de aparência doce ou amedrontadora, mas certamente parte de todas as lembranças infantis, vai fazer toda a diferença naquela vidinha que ali começa.

Como um agricultor, planta sementinhas que vão sendo cultivadas a cada ano, por décadas até que a “planta” supostamente esteja pronta para tomar outros ares.

Alguns aspectos apontam a falta de reconhecimento ao professor. Falo aqui principalmente dos que lecionam nas escolas. Baixos salários, baixo nível de atualização, baixa auto-estima, acomodação de alguns professores em suas queixas, falta de respeito por parte de muitos pais e alunos são coisas que testemunhamos regularmente.

O professor também pode estar entre aqueles que se autodeprecia, corroborando com a ideia de que é uma profissão defasada, em que poucos escolhem por vocação e muitos por falta de outra opção.

Ainda bem que muitos são professores por vocação. São professores orgulhosos, competentes, corajosos e obstinados em não se render ao discurso pessimista dos próprios colegas, à falta de melhores rendimentos, às várias dificuldades dentro da comunidade escolar. Enfim, persistem, possuem tanta certeza de seus ideais professorais que não se tornam reféns do sistema, mesmo conhecendo as dificuldades da profissão que escolheram.

A estes professores, aos professores das nossas infâncias, àqueles que deram continuidade à nossa formação, aqueles que nos ajudaram em muito do que somos: parabéns pelo seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário