terça-feira, 6 de outubro de 2009

Royal Mail




O Royal Mail é o correio do Reino Unido. Sou fã do Royal Mail. Explico.

Primeiramente, a caixa de correio do correio inglês já é um ícone em si, a exemplo das famosas cabines telefônicas e dos ônibus de dois andares vermelhos. Tudo vermelho. É absolutamente comum vermos nas ruas dezenas de caminhões vermelhos, com o símbolo em amarelo, com a coroa da rainha, é claro. Não parece um charme?

Meu marido quando pequeno queria ser carteiro. Ele tem até hoje uma visão romântica dessa profissão. Os carteiros são aqueles que entregam as cartas, que mantêm elos. Todos os dias pela manhã, ele confere nossa caixa de correspondências.

Os carteiros ingleses são um detalhe à parte. Velozes em suas bicicletas vermelhas e sempre claramente identificados. Usam capacete. São gentis e muito eficientes. Como os demais trabalhadores que exercem suas atividades nas ruas das cidades inglesas, usam também coletes de cor fluorescente para fins de melhor visualização.

Em duas ocasiões testemunhamos a delicadeza do serviço. Certa vez, uma entrega não foi realizada, porque não estávamos em casa. O carteiro deixou um aviso do Royal Mail, em que constava um sincero pedido de desculpas, explicando que não foi possível fazer a entrega, pois não havia ninguém em casa. Tudo escrito num tom em que eles próprios se sentiam culpados. Uma graça.

Hoje aconteceu outro episódio gentil. Um jornalzinho, vindo do Brasil, que chegou um pouco rasgado. O R.M. ensacou toda a correspondência original em um saquinho plástico – óbvio do próprio Royal Mail – contendo, inclusive instruções de como reclamar com a empresa! Não é o máximo?

O Post Office (nome da agência do correio daqui) do centro da cidade é como qualquer outro. O da universidade é pequeno e pitoresco. As senhorinhas que lá trabalham são sorridentes, param de te atender para fazer um comentário, sempre simpáticas. Os chás em suas canecas são constantes.

Sei que pode parecer de mau gosto escrever isso neste momento. Afinal há pouco houve uma greve dos correios brasileiros. Mas não acredito que seja. Até porque sempre tive ótima impressão do nosso azul e amarelo. Sabia que na França o correio tem as mesmas cores?

Aliás, ainda sobre o nosso correio: para toda vida serei grata pela chegada do meu visto para vir para cá no prazo esperado, num sábado, sendo que minha viagem era na segunda! Aplausos para os carteiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário