quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Simpsons em campanha?



A notícia não é de hoje nem de ontem. É de vários dias atrás. O governo britânico decidiu patrocinar três meses o desenho The Simpsons, que passa no Canal 4, com o objetivo de tornar a família amarela o símbolo de uma campanha de vida saudável.

Os defensores da ideia alegam que a família costuma fazer refeições à mesa, são unidos, apesar das inúmeras situações difíceis que se envolvem. O travesso Bart cumpriria o recomendável de uma hora de exercícios físicos por dia e a sensível Lisa, vegetariana, comeria as cinco porções de frutas e vegetais diariamente, conforme sugestões de especialistas.

Homer, seus doughnuts (ou donuts, no inglês americano) e seus canecos de cerveja não são comentados. Porém, a ideia é intervir no desenho mesmo, substituindo pizzas, snacks e demais alimentos gordurosos por opções mais salutares. Como os Simpsons são muito populares por aqui, usá-los como campanha foi o método encontrado para fazer diminuir o alto índice de obesidade entre os britânicos e aumentar os bons hábitos alimentares entre os cidadãos da Ilha.

O efeito colateral dessa campanha é a descaracterização dos próprios personagens do desenho. Homer sem sua barriga e suas guloseimas não é Homer e não havendo Homer não há Simpsons. A grande tacada deste desenho é justamente a crítica que ele faz aos modos de vida, sobretudo o norte-americano, mesmo que muitas outras nacionalidades se encaixem em alguns aspectos deste também.

As histórias são repletas de ironia e deboche. A família é unida e supera seus problemas, mas de longe seus idealizadores pretenderam que ela fosse um “modelo” a ser seguido. Marge é uma mãe dedicada, Lisa é uma filha especial e Maggie nos diverte com sua chupeta. Até a parte masculina da família tem seus momentos meigos. Ok para tudo isso. No entanto, parece que o principal objetivo da série é a crítica à contemporaneidade. Que pode ser empobrecida ao torná-la politicamente correta.

2 comentários:

  1. Gostei.É um assunto pra refletir.Será que temos o di-reito de interverir em certos assuntow?
    Vai depender muito do ãngulo que vemos certos assuntos.Bjs

    ResponderExcluir
  2. To rindo a toa com essa notícia!!! Não li nada sobre isso ainda!!!
    Mas acho que isso não dará certo mesmo...kuakuakua Homer sem cerveja? Kuakuakua
    Acho melhor acharem outra family pra servir de exemplo!!
    Beijão amiga!! Saudades de ti!!!

    ResponderExcluir