domingo, 11 de outubro de 2009

Livros

glitters


Um hábito que acredito não ser muito raro para aqueles que gostam de ler é o de espiar capas de livros alheios. Estou em um ônibus ou metrô e vejo alguém lendo, deu, já espicho o olho, entorto a cabeça em busca do título, se não der, o autor já é informação suficiente.

Acredito seriamente que o livro que a pessoa tem nas mãos fala muito dela. Se não de sua personalidade, afinal, esta é por demais complexa para ser verificada por um só aspecto, pelo menos ele pode retratar um pouco o momento que ela está vivendo.

Simplificando: se a pessoa está lendo um best-seller, que geralmente é uma leitura fácil, ela pode estar em um momento bem ocupado ou de estresse ou, ainda, simplesmente tem preferência por esse tipo de literatura. Se ela está lendo autores consagrados pela excelência literária, bem, confesso, ganha minha admiração. Para esta escolha, há várias possíveis justificativas: pode-se estar em um momento introspectivo, pode ser também por motivo acadêmico, por se ser um admirador da leitura por si só, ou, dependendo do autor, pode ser um sinal de muita coragem.

Kafka dizia que “se o livro que estamos lendo não nos acorda como se fosse um punho batendo em nosso crânio, para que lê-lo?” Discordo, em parte, da frase do escritor tcheco, porque o livro pode apenas nos levar para passear e não há nada de mal nisso. Sei que muitos desses livros são criticados e compreendo suas críticas.

Realmente tais livros não apresentam uma narrativa elaborada e trabalha muito mais com o clichê e o previsível. De qualquer forma, é um livro. Em um mundo cada vez mais dominado pelas abreviações das mensagens instantâneas, ver alguém com um livro na mão, seja qual for, já é muito animador.

3 comentários:

  1. Amigaaaaa, parabéns pelo reconhecimento!!! Tu merece!! Não comento o texto e sim, o comentário do texto!!! Fiquei muito feliz e concordo plenamente com o sucesso do blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Ler o Retrato de Dorian Gray, do Oscar Wilde me deixa em que patamar da tua admiração?? heheheheh
    Apesar de eu estar remando... ô livrinho parado!! Fora que tu sabes que não tenho paciência para grandes divagações filosóficas!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Li, que bacana o reconhecimento que estás tendo logo na largada do teu blog. Podes ter certeza de que, independente da admiração que tenho por ti como minha amiga de infância, aprecio tuas ideias e a maneira leve e agradável com que consegues expressar tuas colocações através da escrita. Já virou rotina diária dar uma paradinha na Casa de Chá. Parabéns amiga!!! Um beijo bem grande, saudades de ti!!!

    ResponderExcluir